TAUC na III Mostra de Associações Juvenis do Distrito de Coimbra

No dia 9 de Fevereiro, a Tuna Académica da Universidade de Coimbra participou na III Mostra de Associações Juvenis do Distrito de Coimbra. Estava programada a apresentação dos 3 grupos mas o grupo “Rags” cancelou em cima da hora. A orquestra e o grupo de fados e guitarradas fizeram a sua digna apresentação no Centro Comercial Dolce Vita.

Perante o espaço ficamos reticentes… mas vejamos, o DV não é um templo profanado, é uma estrutura desenhada e construída para vender e comprar. É talvez um monumento ao consumo mas também lá se vendem bens culturais (livros, música, cinema, etc). Aquele espaço central não está vocacionado para espectáculos (tal como uma sala do T@GV) mas ali navega ou deambula uma amostra muito heterogénea de público consumidor. E o que nos ocorre pensar é o seguinte: a probabilidade de qualquer espectáculo, realizado naquele espaço, atingir (ainda que de raspão) 700 espectadores é incrivelmente superior à probabilidade de atingir 200 no T@GV. Podemos perguntar: o local reúne as condições? É claro que não serão aquelas as condições ideais para os artistas mas com mais alguma coordenação é possível torná-las interessantes. Fere a dignidade? Degrada a imagem? Ou vá lá, perguntem: alguém se prostitui? Não. Hoje as questões pertinentes não se colocam assim perante o espírito jovem. A questão que realmente se coloca é: auto-excluir-se destas participações (sustentáveis) que dão maior visibilidade, seria o quê? Sensato? Inteligente? E isso quando, curiosamente, criticamos saraus no T@GV e espectáculos nos palcos da Latada e da Queima (além de outros realizados em palcos académicos de improviso) por serem espaços socio-circunstancialmente e até fisicamente “xungas”!!! aos quais alguns só se obrigam a ir porque … “porque enfim…”

Resumindo: estas passagens pelos centros comerciais podem ser afinal sessões de divulgação e recrutamento com maior probabilidade de sucesso do que qualquer outra actuação académica, dita séria, feita em espaço alugado às nossas custas, etc, etc.

«Atrás dos tempos, vêm tempos e outros tempos hão-de vir!»

taucdv

Esta entrada foi publicada em Divulgação. ligação permanente.