Antero Alte da Veiga – onde estarão as suas gravações?

Anthero Dias d’Alte da Veiga (Cerdeira, Arganil, 1 de Março de 1866 – Mogofores, Anadia, 16 de Dezembro de 1960)

Livros biográficos publicados:

«Anthero da Veiga – Republicano – Guitarrista – Diplomata» por A. C. Quaresma Ventura, Jorge Cravo, Luiz Alte da Veiga, Manuel Alte da Veiga. Edição C. M. Coimbra, 2010.

“Anthero da Veiga – Arganilense, Republicano, Guitarrista, Diplomata” de Luiz Alte da Veiga e Pedro Jorge. 2017.

No Arquivo Sonoro Digital do Museu do Fado estão disponíveis, para audição, 4 temas gravados por Anthero e seu filho Eugénio (na guitarra de bordões) em 1929:
https://arquivosonoro.museudofado.pt/repertorios?search=antero+da+veiga

1 – Fado Melódico – Editora: His Master’s Voice (HMV) EQ267; [30-3100]
2 – Variações do Fado em Ré menor – Editora: HMV EQ267; [30-3101]
3 – Cantos Regionais Portugueses, Miscelânea n.º 2 – Editora: HMV EQ266; [30-3099]
4 – Bailes Regionais Portugueses – Editora: HMV EQ266; [30-3100]

mas onde estarão as gravações feitas em Liverpool?!? 12 temas! (além de outros? 12 temas gravados para a His Master’s Voice, em Espanha, em 1929)

No programa do concerto realizado no Teatro Rosália Castro, na Corunha, no dia 31 de Maio de 1929,  por Anthero da Veiga e seu filho Eugénio, constam 15 números:

  1. Variações de fado em ré menor (José Júlio e Anthero da Veiga)
  2. Bailados do Minho (Anthero da Veiga)
  3. Miscelânea de cantos de Águeda (velhas canções)
  4. Chula do Douro
  5. Rapsódia em lá maior (Anthero da Veiga)
  6. Canção vespertina campestre religiosa (sec. XVI; Torro do Tombo)
  7. Canção das cotovias ([Francisco] Menano e Anthero da Veiga)
  8. Fado melódico (Anthero da Veiga)
  9. Fados dos milagres (Anthero da Veiga)
  10. Rapsódia em lá menor (Anthero da Veiga)
  11. Miscelânea n.º 2 de cantos da Beira
  12. Bailes regionais de Coimbra: Rosa Tirana; O vira; A menina diz que tem; Ora volta atrás; O malhãozinho alegre; A rosinha veio; O ladrão
  13. Erva cidreira do campo (pequena miscelânea da Beira Baixa)
  14. Fado dos teus olhos (Alves Coelho)
  15. Grande Romaria – rapsódia em ré maior (Anthero da Veiga)

(Programa imagem MAC)

No repertório, conhecido, de Anthero da Veiga é muito marcante a adaptação da música de dança e de cantos (regionais) populares portugueses para versões instrumentais na guitarra. Também designadas «variações», essas miscelâneas ou rapsódias de canções populares — que podemos ouvir nas gravações, conhecidas, de Antero da Veiga e de Artur Paredes, arranjadas para guitarra com bom gosto e de belíssimo efeito — foram uma receita adoptada, com sucesso, por outros guitarristas (ver outro exemplo: João de Deus Ramos filho).

Este aspecto das miscelâneas, rapsódias, suites, pot-pourris musicais ou medleys não foi inventado por Antero ou Artur Paredes e terá sido, naturalmente, um filão no repertório de músicos em geral e de vários tocadores, em particular, incluindo nas violas, como é o caso de José Dória que nos anos (18)60, em Coimbra, arranjou e interpretou, na viola d’arames (toeira), pot-pourris de óperas italianas (que apresentou nos salões em Lisboa. Ver revista «Amphion», de Novembro e Dezembro de 1885), além daquele que era o seu repertório próprio que, se foi registado em partitura, até à data, ainda não apareceu.

A. Caetano, 23 de Abril de 2024

Uma «rapaziada» de 1889 – palavra utilizada a par com estudantina – grupo de rapazes estudantes, não necessariamente grupo musical, mas frequentemente associado. A Comarca de Arganil, n.º 2.831, 20 de Março de 1942, pág. 2. Entrevista a Anthero Alte da Veiga.

(fotografia das guitarras)

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